DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quem cuida das nossas Damas ?

Campeonato femenino de juvenis na Alemanha




- Que esperamos para realizarmos em Portugal eventos como este ?

Esta foto serve para ilustrar um depoimento de um mail que Nelson Monteiro nos enviou em 24/01/2011 e que com o qual nós estamos inteiramente de acordo.

Email:

Boa Tarde,
Antes de qualquer comentário, tenho que o felicitar pelo excelente trabalho que realiza no seu blog.
São pessoas como o Sr. que fazem falta às damas, pois quem as divulga como o Sr. faz, sem pretender nada em troca, a não ser a satisfação pessoal de o fazer, não só enobrece quem o faz como as próprias damas. Saem as damas beneficiadas com o seu trabalho e sai a federação “corada de vergonha” por aquilo que devia fazer e não faz; divulgar as damas, dinamizar a sua prática, incutir o hábito de jogar damas aos nossos jovens. A divulgação das damas só poderá ser conseguida se incutirmos aos jovens o hábito de as praticar, pois a beleza destas só é perceptível a quem as pratica e quanto maior for o conhecimento do praticamente, maior será o desejo de saber, maior será o gosto em praticar.
Todos nós que gostamos de damas temos a obrigação de as divulgar, mas essa divulgação deve ser objectiva, coordenada, deve ser feita de forma organizada e com o único intuito de promover a sua prática. Por tudo isto, interrogo-me sobre quais serão os resultados práticos da organização de torneios internacionais, onde estão presentes 4 ou 5 jogadores estrangeiros, sem capacidade para discutir a vitória nos mesmos. Será para divulgar a modalidade, para alargarmos fronteiras à prática das damas? Ou para demonstramos a nossa superioridade, nesta modalidade?
Quanto a divulgarmos a modalidade, não creio que tal seja conseguido com este tipo de torneio, pois até a presença dos jogadores em competição é limitada, logo não me parece que a divulgação da modalidade seja conseguida de forma meritória. Quanto ao alargamento de fronteiras à modalidade, não me parece que este seja o melhor veiculo para o fazermos, pois num mundo global, como aquele em que vivemos, só mesmo a internet nos aproximará de todos e nos permitirá divulgar a modalidade “ dentro e fora de portas”.
Se o objectivo é demonstrar a nossa superioridade, pois bem o objectivo tem sido cumprido, mas quais são os dividendos que temos retirado dessa superioridade? Penso que nenhum, mas posso eventualmente estar errado, por isso não me vou alongar mais, sobre este tema.
Voltando à divulgação das damas e do trabalho que a federação tem vindo a desenvolver, devo dizer que estou francamente desiludido… A federação tem um site que actualiza praticamente uma vez por mês! Como é possível? A federação, não responde a e-mails, faz regulamentos, desfaz regulamentos, cria situações dúbias nos critérios para a construção do Elo e do Ranking, enfim um completo “desvario”…
Não gosto de criticar pelo simples facto de o fazer ou de ser mais um a faze-lo, nem tão pouco esqueço que as damas apenas resistem porque existem “meia dúzia de carolas” que se empenham em organizar torneios, em perder parte do seu tempo livre com as damas sem receberem nada em troca. Por isso deixo aqui algumas sugestões que em minha opinião podem contribuir para o aumento da prática desta modalidade.
A federação tem que aproximar as damas de todos em vez de as monopolizar e as restringir aos actuais praticantes.
A federação tem e deve utilizar a sua página na internet como um veiculo de divulgação das damas; actualmente apenas a colocação do calendário dos torneios são uma verdadeira propaganda às damas. Porque não criar um espaço lúdico onde se possam colocar problemas, estudos de jogos, um fórum de discussão?
A federação tem que levar as damas às escolas às colectividades culturais e mostrar que:
Jogar Damas é muito mais que dois jogadores, um tabuleiro e 12 peças brancas contra 12 peças pretas, jogar damas é um exercício mental delicioso, o qual só é entendido por quem entende a complexidade das damas. Jogar damas é socialização, é a aprendizagem de como encarar a vitória e aceitar a derrota. Jogar damas é o prazer de resolver um exercício complexo, uma “luz” que brilha na mente de alguns, mas que nos pode iluminar a todos…”Não nos dêem o peixe, dêem-nos a cana e ensinem-nos a pescar”…Ensinem as damas a todos e verão a quantidade de brilhantes jogadores que irão encontrar…
É urgente divulgar as damas, será fantástico para todos aqueles que amam esta modalidade saberem que existem seguidores para a mesma. Criem o dia nacional das damas, ponham Portugal a jogar às damas…E o mundo virá a seguir, conhecer o fabuloso mundo das damas…
Caro Amigo Gaspar, permita-me a ousadia de assim o tratar, mas o seu gosto pelas damas e o seu mordaz sentido de humor, fazem-me sentir o conhecido de longa data; tenho a certeza que o meu sentimento para com as damas não é único, tenho também a convicção que aparecerá alguém a dizer que as damas estão em franca renovação, pois nos 40 primeiros do elo, temos jogadores novos e não faltarão exemplos: Vitor Oliveira, Tiago Manuel, Sérgio Bonifácio, Nuno Vieira, Mário Silva, Vasco Esperança, Nelson Monteiro, António Figueiredo, Pedro Monteiro e peço desculpa se me esqueço de algum, contudo quase todos já passaram a barreira dos 30 e grande parte destes estão perto dos 40, serão estes o futuro das damas? Espero que não! Espero que apareçam verdadeiros campeões bastantes mais jovens, no entanto tal só poderá acontecer se formos capazes de dar a conhecer esta modalidade a todos, se incutirmos aos nossos jovens o gosto por esta modalidade e embora, todos tenhamos obrigação de o fazer, a Federação é quem o deve por em prática, se assim não for…em breve nada restará das damas.
Um Abraço para todos os praticantes desta modalidade,

Nelson Monteiro

PS. O nosso obrigado ao Nelson pelos elogios ao nosso blog, nós apenas fazemos e que a nossa consciência nos dita, porque amamos este desporto ...

2 comentários:

MAC disse...

Boa tarde,
apesar não ser um bom jogador, este sempre foi o meu jogo de tabuleiro de eleição. A certa altura achei que devia fazer qualquer coisa para divulgar a modalidade, e disponibilizei o jogo no Facebook para poder jogar com amigos e desconhecidos que foram aderindo ao jogo.
O jogo está disponível em http://apps.facebook.com/jogodamas/
Bons jogos !!!

A. Gaspar disse...

Caro Mac
Obrigado pela informação.
Viva as damas!