DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Intermédio e Correio


Correio dos Damistas
Caro Armindo Gaspar, acessei seu blog e achei maravilhosa a matéria explicativa sobre o Jogo de Damas, uma das mais completas que já vi até hoje. Notei três diferenças cruciais da que jogamos aqui no Brasil:
1. A grande diagonal fica à direita do jogador.
2. As peças só tomam pra frente.
3. A notação é numérica.
Aqui há poucos anos, foi imposta a obrigatoriedade de jogarmos com a "Tablita Russa", em competições oficiais, que para mim e para a maioria dos jogadores brasileiros não é Damas, é uma modalidade que os russos adotaram por lá, jogaram com ela por mais de 20 anos e depois estão impondo ao resto do mundo...
Quero parabenizá-lo pelo belo trabalho em prol deste milenar esporte e destacar o carinho, a valorização, a seriedade e o conservadorismo demonstrado nas matérias publicadas.
Abrs.
Roberto Svendsen Bezerra
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Resposta
Caro Roberto, obrigado pela sua opinião, na verdade, vós brasileiros tal como nós portugueses, deveríamos jogar o "Sistema de Damas Classicas" porque foi esse que os nossos antepassados latinos nos legaram. Em Portugal não havia uma barbearia ou uma taverna que não tivesse um tabuleiro para Damas Classicas. Ainda hoje não entendo porque o sistema russo se popularizou no Brasil em lugar de o português.
Um abraço
A. Gaspar Gutmann



Sem comentários: