DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O movimento damista em Portugal e os jovens

Problema da Revista Decifrar (1948)

Brancas 2,6,14,(16),(25) Pretas 9,(18),21,28,(31)

Jogam as Brancas e Ganham

Os jovens gostam de jogar às damas, mas temos que motivá-los...

USA


África

Itália

China
Os jovens portugueses não jogam ás Damas. Porquê ?
Nós que acompanhamos dentro do possível a activivade damista em Portugal notamos o facto da maior parte (90%) dos damistas serem da faixa etária entre os 55 e 80 anos e não é por acaso que ouvimos dizer que o Jogo de Damas é um desporto de velhos. Lembra-me quando criança, que em cada taverna, barbearia, café ou clube recreativo, morava um tabuleiro de damas e até em alguns jardins, existiam mesas em pedra com tabuleiros desenhados. Posso afirmar que todos nós (damistas mais velhos) aprendemos nesses lugares, mas esses lugares foram agora subtituídos por salas de máquinas electrónicas, salas da Net e salas de "chuto". Chegamos à triste conclusão que se perdeu o hábito de "jogar às damas", porque morreram as "escolas" de aprendizagem. Como se sabe, a culpa nunca morre solteira !?. Que fez a elite damista portuguesa para incentivar a prática nas camadas mais novas ? Publicaram uns pasquins que só chegavam às mãos da elite, escreveram a enciclopédia que também foi só para a elite e aos iniciados, apenas chegou o livro "Iniciação ao Jogo de Damas" do saudoso Dr. Sena Carneiro, sem dúvida a obra mais conhecida pelos aficionados do jogo de damas. Tudo isto foi pouco e tanto assim é que o resultado está à vista. Nota-se a olho nú que os mais novos foram absorvidos pelos Computadores, PlayStations e um sem número de mini jogos digitais, máquinas que também existem na USA, Russia, Brasil, Itália, França, Argélia, Marrocos etc, mas os jovens deste países também jogam damas, e porquê ?
É de realçar o trabalho da federação: um calendário de torneios, campeonatos, uma homepage, contactos com as assossiações, etc. Mas falta-lhe chegar aos jovens !
Qualquer que seja o caminho a seguir, não podemos ignorar que sem a camada jovem, o Jogo de Damas não resiste !
(Continua)

1 comentário:

Unknown disse...

Sem dúvida! É importante motivar os jovens para esta modalidade. Por isso organizei este ano lectivo um torneio de Damas e um torneio de Xadrez e o entusiasmo é muito, o gosto da competição.

http://cerqueira-paulo.blogs.sapo.pt