DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Damas e ciência

........... . Com tantos copos, como acabará este jogo?

O jogo perfeito de damas termina com empate, segundo cientistas de computadores. A equipe da Universidade de Alberta disse ter "resolvido" as damas, popular jogo de tabuleiros de 5 mil anos de idade.O programa de computador dos pesquisadores, o Chinook, passou mais de 18 anos executando as 500 bilhões de posições possíveis, informou o periódico científico Science.
"Essa pesquisa anuncia que o jogo de damas está agora resolvido: um jogo perfeito de ambos os lados leva a um empate", escreveram o pesquisador Jonathan Schaeffer e seus colegas."Que damas é um empate não é surpresa; grandes jogadores especulam isso há décadas". Mas, argumentam, nenhum programa de computador foi capaz de resolver completamente o jogo.
Os cientistas disseram que o jogo era o mais complexo a ser resolvido (com cada movimento possível sendo realizado) por um computador. Embora muitos programas existam para jogar, e que podem superar os humanos em jogos complexos como xadrez, mesmo realizando todos os movimentos possíveis, fica no entanto sempre algo por descobrir.

texto do blog, a cor da poesia

Sem comentários: