DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Jogo das Damas e o Homem

Um dos Tabuleiros da minha colecção que adquiri em Luxor-Egipto.
Uma variante das Damas e do Xadrez, chamado "Jogo do Galo". As peças representam (creio eu) Nefretiti e Amenhotep IV da disnastia (Egipto antigo) XVIII a.c.

O Jogo das Damas é o mais velho jogo do mundo. É mesmo anterior aos jogos de luta de homens e de animais. Ninguém sabe se o homem de neandertal e o homem sapiens jogaram às Damas, mas provavelmente sim... O Jogo das Damas sempre foi companhia especial do homem (mesmo antes do xadrez). É a ligação deste jogo ao homem antigo e ao moderno que me fascina. Nunca foi para mim uma obsessão ser campeão e ganhar a todos, nem ocupar todo o meu tempo com grandes estudos teóricos e exaustivos, mas sim analisar e compreender a relação Homem-Jogo das Damas que começou há muitos séculos, mesmo antes das antigos reinos faraónicos (Menes, Djoser, Snefru, etc.) e que ao longo do tempo teve aficionados como; Alexandre o Grande, Palomedes, Marco Aurélio, Napoleão etc., e recentemente, alguns grandes intelectuais dos países do Leste e particularmente da antiga União Soviética.
Muito há por pesquisar e descobrir à cerca deste nobre desporto. O jogo das Damas não deve ser só, vencer e ferir com arrogância os vencidos, mas perceber a importância e o rôle que ele tem desempenhado nos momentos de lazer do homem e nas suas relações sociais.



O Sr. Faria in action


Em Lagos, uma tertúlia apaixonada por este jogo, fundou o clube "Pé-de-Galo" que se dedica à prática deste desporto e que com ele convive, diverte-se e faz amizades. Em continuação das postagens sobre elementos desta tertúlia, hoje um pequeno filme sobre o mais idoso de todos, o Sr. Faria a velha raposa do jogo das damas.
.chicken_look_md_wht.gif (16900 bytes)
posted by Camélia

Sem comentários: