DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

sábado, 20 de abril de 2013

Damas, religião ?






Esburacando os primeiros artigos da Enciclopédia Damista encontrei este texto de 1977 de Jorge Gomes Fernandes sobre a origem das Damas. Porque o acho interessante, deixe-o à apreciação dos damistas que habitualmente visitam este Blog.

Subsídios para o Dicionário Escaquístico (a)

Para um futuro dicionário das damas e para auxiliar a compreensão da história do jogo das dama, lendo mesmo autores gregos e latinos, encontrei um palavra perdida que julgo poder vir a servir-nos.
Também quem gostar de escrever sobre damas, jogo escaquístico, poderá usar uma "nova" palavra".
No dicionário português e latino de Pedro José da Fonseca, encontra-se: Damas de jogar - Scrupus.
Era o que escrevia Cícero ao lado de Alveolus significando o mesmo que Alveus e estando relacionada com os favos das abelhas. sendo o próprio jogo o "Scruporum Ludos".(b)
Era então este Escrupuloso jogo efectuado com Escropulus, nome que se julgava só usado em medicina para significar um peso de vinte e quatro grãos, as pequenas doses e os pequenos pesos, mas que vemos pertencer também aos damistas.
E quem poderia crer que o jogo de damas era uma religião ?
E pelo menos o que significa Escrupuloso. Não será ? E não ajudam elas a criar a delicadeza de carácter ? Sim é a nossa resposta. E senão vejamos: - Não tentam os maiores damistas imitar o antigo problemista L.Hano (c) de Almeirim que em delicadeza de trato, em amabilidade é o maior ? Não pode haver outra resposta senão a afirmativa. Só que por vezes falhamos.
Mas, não é isso a nossa religião?
Continuando, no entanto, encontrei Scrupulum ou Scripulum: pedra pequena, vigésima quarta parte ou de um todo qualquer, o que mostra bem que uma «pedra» é um vinte e quatro avos de um todo que, já no tempo de Cícero ou antes, era o conjunto das vinte e quatro pedras do jogo das damas.(?) 
Também pedregoso, àspero, exacto minicioso. espinhoso, etc, e tem origem em Srupus, pedra, rochedo, recife, o que nos leva a pensar que o termo «pedra» não é coisa recente na história damas e reforça a ideia que lancei que nas idades da pedra os primeiros humanos jogarem o «galo» pondo três pedras em linha deram origem ao nosso jogo e posteriormente ao futuro jogo das damas internacionais, pois todo e qualqer futuro passa pela cooperação entre nações, que as damas ajudarão a criar

(a) Um espaço dividido em quadrados. (b) Não sei se o nome Ludoteka (site aonde se pode jogar damas online) é inspirado neste «Scruporum Ludos».
(c) L.halo é o grande Francisco Henriques.



Sem comentários: